domingo, 9 de dezembro de 2012

Dia da Biblia 2013 - Uma reflexão

-->
Hoje temos total acesso a ela, e especialmente graças as mais variadas versões, temos acesso em diversos idiomas, versões em Braile, ilustradas e até narradas em DVD, CD ou Mp3. O desenvolvimento tecnológico e a liberdade religiosa tornaram possível conhecer e estudar este inestimável escrito, no entanto, não foi sempre assim.

O acesso a Palavra de Deus em nosso idioma, atualizada ao nosso dialeto, impressa sob vários formatos, com direito a mapas e dicionários incluindo capas de várias cores e tudo mais é um privilégio recente.

Ao ter em mãos um exemplar da Bíblia Sagrada, não temos ideia da história por traz do livro. Um exemplar da Bíblia em nosso idioma requer muito mais que um tradutor e uma impressora, pois não existe um único volume original da Bíblia, mas sim uma série de manuscritos muito antigos, escritos em pelo menos 03 idiomas diferentes.

Para chegar a primeira Bíblia impressa como conhecemos hoje, foi preciso eleger um conselho de especialistas que examinaram um a um as centenas de manuscritos que haviam. Em alguns casos foi preciso restauração e em todos tradução e análise do conteúdo para saber se eram sagrados ou não. Não se precipite, ainda não falamos da tradução para o português.

A bíblia foi inicialmente chamada de “Torah” ou Lei (escrita em hebraico), mais tarde foi traduzida para o grego e se chamou “Septuaginta”. Depois de Jesus surgiu o novo testamento, em grego. A primeira bíblia que reúne os livros do antigo e novo testamento, aconteceu a pedido do Bispo Damásio no século IV d.C., e então surgiu a Bíblia “vulgata”, desta vez escrita em latim.

A primeira tradução para português foi lançada em 1681, mas somente do Novo Testamento, enquanto o primeiro volume completo da Bíblia Sagrada em português só acontece em 1819.

Então a partir de hoje quando você olhar para sua Bíblia saiba que muita mão de obra e tempo foi necessário para que ela chegasse a sua mão tão facilmente.

"Escutem, ó céu e terra, e deem atenção às minhas palavras."
Deuteronômio 32:01