quarta-feira, 4 de maio de 2011

A morte de Osama Bin Laden trará paz ao mundo?

A morte de Osama Bin Laden foi capa de diversas revistas em todo o mundo, além de manchetes em praticamente todos os jornais impressos. O presidente dos Estados Unidos declarou (em outras palavras) que o mundo está agora mais seguro.

O discurso transmito da Casa Branca, assistido por 57 milhões de espectadores começou com a frase “Esta noite posso informar ao povo americano e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden”.

Não quero discutir questões políticas neste artigo, quero apenas refletir, quais são as garantias de que a morte de alguém possa trazer segurança. Este é um debate filosófico exaustivamente debatido nas academias. Como é possível instaurar a paz se valendo da guerra? Como se busca a paz com armas na mão e treinamento militar?

A distância de Deus é a causa dos problemas enfrentados no mundo, seja como teólogo, seja como pastor, minha opinião é a mesma. A única forma de encontrar paz é no altar de Deus, buscando a Deus de coração, convertendo o coração a Deus; assim como está escrito em 2 Cronicas cap. 7 verso 14 (AR): “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

Fora da proteção de Deus, o que temos é a barbárie, o pecado, a injustiça, a exploração e a completa ausência de paz. Em Efésios cap. 5 verso 16 o apóstolo Paulo nos lembra que “os dias em que vivemos são maus” (NTLH), sendo o único refúgio desta maldade no mundo a misericórdia de Deus, que com muita propriedade é citada pelo profeta Jeremias em Lamentações cap. 03 verso 22: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim.” (ARC).

Esta manobra militar, serviu apenas para aumentar a popularidade do presidente Obama, que está em minoria no congresso e teme não conseguir a reeleição, mas se ele ou qualquer pessoa neste mundo quiser paz, a morte que traz paz já aconteceu. A morte do nosso Senhor Jesus Cristo na cruz.


Abreviaturas:
AR – Almeida Revisada, 1967
NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje
ARC – Almeida Revista e Corrigida

Um comentário:

  1. "Humanos que pedem a paz em toda a terra,
    e a buscam com armas e tanques de guerra!"

    ResponderExcluir

Conte o que achou!