sábado, 30 de abril de 2011

Elias o profeta "bombado"

Elias, talvez o profeta mais popular do antigo testamento depois de Moisés. Viveu no século IX a.C. e seu nome hebraico é 'eiiyahu, que significa “Yah El” (Javé é Deus).
A qualidades proféticas de Elias todos conhecemos, hoje, quero hoje destacar dois detalhes da história deste profeta e que demonstram uma extraordinária aptidão física.
A primeira acontece logo após o episódio em que Elias desafia os profetas de baal (I Reis 18). Logo após o desafio, Elias manda que o rei volte ao palácio, enquanto isto o profeta vai ao monte Carmelo orar, assim que vê sinais de chuva, Elias corre e alcança o rei Acabe (verso 46). O Phd. Dr. Sheed comenta que a distância era cerca de 25 km e o profeta correu em alta velocidade. Bem, eram os “cavalos do rei”, podemos imaginar então que eram os melhores animais do reino. O profeta foi depois do rei, correu a pé (imagino que ele não dispunha de um tênis de maratonista), e chegou primeiro.
O segunda acontece quando Elias se esconde de Jezabel (cap. 19). Nos versos 5 e 6 um anjo do Senhor lhe oferece pão cozido e água para comer e beber, ele come e volta a dormir; no verso 7 o anjo oferece novamente e diz que a caminhada é grande. No verso 8, após haver comido e bebido ele caminhou 40 dias e 40 noites; o Dr. Sheed lembra que o original hebraico aceita a tradução “sobremodo longo” no verso 7, cuja distancia caminhada pelo profeta foi cerca de 300 km.
Posso concluir dizendo que os benefícios de andar com Deus e ficar no centro da sua vontade, ultrapassam milagres por cura, conversão dos familiares, proteção contra maldições ou mesmo prosperidade. O profeta recebeu de Deus qualificações físicas suficientes para ganhar qualquer medalha olímpica.
Veja no primeiro caso, onde ele corre mais rápido que os cavalos e ainda chega antes do rei, mesmo que os cavalos estivessem cansados e o peso da carruagem diminuísse a velocidade, é pouco provável que um homem comum corresse tão rápido a ponto de alcançar e ultrapassar. Ainda mais que o rei estava em vantagem, porque após a saída do rei o profeta ainda orou pela chuva (leia o capítulo inteiro e veja que a oração não foi tão rápida assim). No segundo episódio, devemos ponderar porque foi o anjo quem ofereceu o pão e a água. Mesmo assim, o profeta caminhou cerca de 300km por 40 dias e noites sem comer ou beber água.
Portanto, se sua atividade requer força ou resistência física, acho que você já sabe a quem deve pedir.

Obras consultadas
J. D. Douglas; F. F. Bruce; et al. The New Bible Dictionary – Ed. Vida Nova, 2006
Sheed, Russel P. Bíblia Sheed – Ed. Vida Nova, 2007

3 comentários:

  1. Eu creio nesse sobrenatural.
    Ja aconteceu comigo de bicicleta.
    Verdade.!!!
    Tinha congresso em outra cidade e nao tinha dinheiro pa ir e nao tinha carro.enton fui de bicicleta,na ida foi uma luta de dificuldade e canseira , na volta foi uma bencao .
    Pedalei e num certo ponto depois de 10 km fiz prova se a força do senhor tava em mim ,forcei muito a pedslada e corri muito por um bom trexo depois de pedalar por 10 km e nao senti nada de canseira nada de fadiga nem a respiraçao alterou.
    Foi marcante.
    Bença né

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Conte o que achou!