terça-feira, 19 de abril de 2011

Oratio, mediatio e tentatio

Oratio, mediatio e tentatio são três princípios básicos para o estudo das Escrituras Sagradas, a saber: O oratio (oração), meditatio (meditação) e tentatio (provação).

É preciso começar com a oração, pois é Deus quem revela a palavra; Meditar significa ler e reler, buscando a compreenção do fato bíblico em si e não apenas a simples interpretação do texto; Já a provação remete a experimentar, ou seja, provar que é correta, verdadeira, doce, amável, confortadora e poderosa Palavra de Deus.
A teologia exige de cada um a capacidade de compreender, extrair e ensinar a Palavra de Deus conforme é exposta na Bíblia em sua totalidade.

Tal ensinamento deve estar centrado em Cristo, e apresentar sempre uma aplicação prática. Se o estudante da bíblia não buscar uma aplicação prática para sua vida não há objetivo na leitura da bíblia ou mesmo sua presença na igreja; cada pessoa que visita ou mesmo um membro efetivo deve buscar na palavra de Deus um manual para seu dia-a-dia e não apenas classificar a bíblia um livro de histórias antigas.

A Bíblia deve estar no centro da pregação dos sermões, caso contrário terá apenas discursos sem fundamento e sem o principal que é a revelação de Deus para cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte o que achou!