sexta-feira, 22 de julho de 2011

SDM Especial - Posso ouvir música do mundo?

Olá pessoal! Hoje eu resolvi fazer um texto especial para o Sextas de Música. É sobre uma coisa que eu já ouvi e também já debati muito muito na igreja: música secular (do mundo) x música cristã. Indo mais além: posso/devo ou não ouvir música do mundo? Vou tentar expor em alguns parágrafos o que penso (e como fui ensinado a me posicionar) acerca desse assunto que, pode até não parecer, mas é bem relevante para nossas vidas.
Você ouve música do mundo?

Quero falar tanta coisa que nem sei por onde começar. Conversando com amigos, as opiniões sempre se dividem e frases como: "Não tem nada a ver!" (lembrem-se da música do Xote Santo, hehe) e "Se ouvir vai pro inferno!". Bom meus coleguinhas, ambas estão erradas (no creo!), por "increça que parível". Você deve estar se perguntando "mas como, se são opostas (uai)?!". Calma que eu explico.

Aprendi ao longo dos anos que o ideal é evitar ouvir música secular, e o argumento é sempre baseado no texto de Mateus 6:24, que fala sobre os dois senhores: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará a outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.". Já ouvi dizerem que quem escuta músicas do mundo e música cristã é como o que "tenta" servir a 2 senhores. Também já ouvi que o grupo ou cantor secular, se não serve a Deus, não tem outro senhor que não o nosso inimigo de longa data.

Eu prefiro a segunda teoria, mas não quero dizer que músico que não canta músicas pra Deus é satanista ou coisa assim. O que quero dizer é que se você escuta e canta uma música cristã, composta por gente que paga um preço, você está recebendo uma boa influência na sua vida espiritual, a influência de alguém que serve a Deus e, consequentemente, do próprio SENHOR (e claro, se edificando)! Por outro lado, quando você escuta e/ou canta música de algum artista secular, você está recebendo influência de alguém que não conhece a Deus e, consequentemente, influência das trevas. Você pode até estar declarando maldição e nem saber disso!

Em resumo, foi assim que me educaram musicalmente na minha vida cristã. Esse ponto de vista é um dos motivos que me levou a criar o SDM. Eu quero mostrar que existem músicas/bandas/grupos/cantores no meio gospel tão bons(as) quanto ou até melhores que as que nós vemos por aí, mundo afora. Espero ter te tirado de cima do muro ou aberto seus olhos para essa questão. Escutar música do mundo tem a ver com sua vida espiritual SIM, mas isso não significa necessariamente que você já tenha um bilhete do metrô sem climatização from/to hell! Compreendeste?

Um comentário:

  1. Bom, já que é para comentar,vou começar por aqui!kkkGostei muito desse post,por ser uma realidade que vivo no momento!!(substituí todas as bandas que gostava do mundo por bandas Cristãs),porque funciona assim:Qdo conhecemos o poder de Deus de verdade,não temos outra vontade senão a de ouvir e falar sobre Ele e consequentemente cantar para e sobre Ele!!Nada é proibido,basta ler 1coríntios6:12,para ver isso,mas,temos que buscar coisas e músicas que vão nos edificar e não alimentar falsas ilusões!!!E no meio Gospel tem bandas com rítmos musicais variados,para todos os gostos!!Sem falar que é muito divertido fazer essas substituições de bandas!!!E realmente pode ter certeza a gente ganha muito com isso!!!!

    ResponderExcluir

Conte o que achou!